Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de junho de 2013

JEAN JACQUES ROUSSEAU


JEAN JACQUES ROUSSEAU
                       O século XVII tinha vista o triunfo completo da Monarquia, que se concentrava na Côrte e controlava toda a vida política, intelectual e artística da França. Mas o século seguinte preparou o desmoronar da Monarquia e a Revolução.
                        O luxo desenfreado do Rei e da Côrte contrastava cruelmente com a miséria do povo; o absolutismo do soberano e a avidez dos cortesões tinham provocado um descontentamento geral e um desejo de reformas políticas e sociais. O progresso no campo das ciências e a difusão da cultura tinham despertado o espírito crítico. Assim, uma corrente de ceticismo começava a minar e a demolir as idéias sociais e religiosas, impostas até então pela tradição. 
                        Filósofos e literatos atacavam o clero, que, infelizmente, em muitas ocasiões, se demonstrava superficial e intolerante. Também na literatura, a autoridade indiscutível dos clássicos era repelida e sustentavam-se, ao invés, os direitos do sentimento sobre a razão e o regresso à natureza. Verificava-se, enfim, uma gradual e profunda transformação dos gostos e das opiniões. 
                        Naquele século de reviravoltas, que se concluiria com a Revolução Francesa, a obra dos literatos e filósofos contribuiu de maneira decisiva para transformar a velha sociedade. Entre os escritores do século XVIII, Rousseau, em companhia de Voltaire, teve uma importância predominante; suas idéias impuseram-se, exercendo enorme influencia e cooperaram não apenas para destruir as velhas instituições, mas também para criar novas e melhores. 
                        Jean Jacques Rousseau nasceu em 1712, em Genebra, de uma família protestante, de origem francesa. Certamente,as circunstâncias de sua juventude aventurosa e agitada influíram de maneira decisiva sobre a vida e o caráter do filósofo. 
                        A morte prematura da mãe e o desleixo do pai, bem cedo deixaram-no entregue a si mesmo. As leituras desordenadas e precoces habituaram-no a viver mais no reino da fantasia do que na realidade. 

                        Não tinha ainda dezesseis anos, quando, uma noite, de volta de um passeio, tendo encontrado as portas da cidade fechadas, resolveu abandonar Genebra e foi encontrar asilo junto a um sacerdote católico. Este encaminhou-o à Madame Warens, que se ocupava em receber e mandar instruir os protestantes desejosos de conversão.  E, por ela, Rousseau foi enviado a Turim, para ali receber a preparação religiosa e o batismo. 
                     Tendo ficado, depois, sem recursos, durante vários anos perambulou de uma cidade à outra, sempre procurando ganhar a vida com as mais diversas ocupações. De quando em quando, encontrava refúgio em casa de sua protetora. Na casa de campo que esta possuía, o rapaz pode gozar de serenidade; em contato com a natureza, pode instruir-se, lendo com avidez e estudando latim, história, matemática, física e música. Mas, sobretudo, frequentando as pessoas cultas, que se reuniam em torno de Madame de Warens, Rousseau aprendeu a observar a própria consciência, a procurar a razão e o objetivo de suas ações.

            Lá pelos trinta anos, desejoso de tornar-se conhecido, partiu para Lyon e, sucessivamente para Paris, na esperança de obter êxito e celebridade. Sua oportunidade apareceu em 1750; a Academia de Dijon havia instituído um curso sobre o tema: "Se o Renascimento das Artes e das Letras tinha contribuído para sanear os costumes." Rouseau apresentou-se com um um discurso repleto de ardor e convicção, que revelou a força de sua eloquência. Baseando-se em sua própria experiência, ele sustentou que o progresso, ao invés de melhorar os costumes, corrompe-os. Certamente o escritor pensava nos anos transcorridos em Paris, ávido de glória e resolvido a obtê-la por todos os meios; comparando este período com a feliz mediocridade, com a vida pia e virtuosa que abandonara, concluiu que a mesma coisa acontece a toda a humanidade. As artes, a riqueza encorajam novos vícios, criam desigualdades, afastam-nos da perfeição, que consiste na vida simples e modesta. 
              Em 1754, a mesma Academia  propôs outra questão: "Sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens." Rouseau apresentou outro discurso, que o tornou célebre e provocou uma vasta onda de comentários. O filósofo quis demonstrar, de maneira mais persuasiva, que as desigualdades são o fruto da civilização. Ele pensava na fome, nas inúmeras misérias que encontrara em sua vida aventurosa e que ele mesmo experimentara; suas convicções são, por isso, ditadas por um sentimento profundo. Defendeu a tese de que os homens  foram livres, enquanto viveram no estado natural, como no princípio da criação; mas, quando começaram agrupar-se, a constituir um sociedade organizada, surgiram as desigualdades, o desejo de possuir, a avidez de riqueza e o domínio de alguns em prejuízo de outros.  Naturalmente, Rousseau estava certo de que, para viver segundo seus princípios, a humanidade não podia voltar ao estado selvagem e destruir toda a organização social; por isso, ele ensinava a procurar a felicidade na vida simples dos campos, em contato com a natureza, sem deixar minar-se pela vaidade da riqueza e da glória. Cheio de fé naquilo que defendia, pôs em prática seus princípios, retirando-se para a solidão e trajando-se no modo mais modesto. Mais tarde, em uma célebre "Carta", de 1758, Rousseau, que também escrevera peças teatrais, afirmou com grande vigor que o teatro serve apenas para divertir, não para educar os homens; os autores, a fim de corresponder ao gosto do público, põem à mostra os vícios e a paixões humanas e, então, os exaltam, ao invés de corrigi-los.
              Todas estas afirmações, mesmo não sendo de todo novas, estavam em flagrante contraste com as opiniões  correntes do tempo e da sociedade em que ele vivia; despertaram, portanto, enorme interesse e tiveram grande influência sobre a opinião pública.
               Resolvido a considerar suas convicções como regras práticas de vida, o escritor abandonou Paris. Aceitando a hospitalidade de Madame d'Épinay,uma rica  e brilhante dama parisiense, em abril de 1756, foi estabelecer-se no vale de Montmorency, em um castelo chamado "L'Ermitage", a poucos quilômetros da capital. Ali ele podia viver mais próximo da natureza, gozar das belezas dos campos e dos bosques, ver o renovar das estações, ouvir a música da água e dos pássaros. E, naquela serena solidão, preparou suas obras mais importantes. 
               A primeira obra, escrita logo no início de seu autoexílio, foi o romance "Nova Heloísa". É uma romântica história de amor, em forma epistolar, que se desenvolve tendo como cenário o lago de Genebra. Um jovem preceptor ama ardentemente a filha do senhor junto ao qual vive e é correspondido. Mas o pai de Júlia quer entregá-la a um fidalgo russo, não desejando que ela despose um homem de origem humilde e sem bens de fortuna. Os dois namorados devem renunciar à sua paixão; Júlia, por obediência aos pais e pelo sentimento de dever, sacrifica seu amor, mas encontra consolo e paz no cumprimento de seus deveres de esposa e mãe. 
                  A primeira parte do romance descreve a ansiedade de um amor infeliz e impossível; a segunda parte, ao invés, representa a serena felicidade de Júlia, ao lado de um marido  honesto e inteligente, entre seus filhos, em uma vida cômoda e rica, mas simples. Os dois cônjuges vivem em suas propriedades; administrando-as com sabedoria, sentem-se  satisfeitos e tornam satisfeitos quem vive  a seu lado. O romance é, portanto, uma exaltação da vida familiar, uma lição de moralidade, no meio de uma sociedade corrupta; ensina a procurar o consolo e a felicidade na paz da consciência, segundo a noção e do dever e os sentimentos mais nobres. 
                      O livro alcançou sucesso extraordinário; foi procurado e lido avidamente em toda a França. Neste romance, Rousseau exprimiu, certamente, os sonhos, os ideais de sua alma plena de ardor e de sentimento. É a imagem de uma vida simples, feliz, honesta, que ele teria desejado viver e que não pôde jamais conseguir. Enfermo, inquieto e desconfiado, Rousseau afastara-se de seus amigos, os quais não compreendiam seu desejo de solidão, sua decisão de abandonar Paris, e o atormentavam com censuras e conselhos. Ao deixar "L'Ermitage" em 1757, o escritor foi morar em um casebre um pouco distante dali, onde compôs um tratado de pedagogia: "Emílio", ou "Da Educação".Esta obra, mais do que todas as outras, está ligada à celebridade do filósofo genebrino. 
Parece estranho que um homem crescido sem guia, autodidata, possa ter-se tornado um célebre pedagogo. Entretanto, é lógico; em "Emílio", Rousseau vê o menino que ele poderia ter sido, e descreve a educação que teria desejado para si mesmo. 
           Este livro começa com uma afirmação ousada e categórica: "O homem nasce naturalmente bom, é a sociedade que o corrompe". Partindo dessa premissa, o autor deriva todas as consequências. Emílio receberá uma "educação negativa", que consiste em deixar agir as forças naturais do corpo e do espírito, sem imposição de livros, de regras, de castigos. Basta deixar  agir a natureza; a curiosidade espontânea o levará a observar,  interessar-se, a desejar aprender e fazer. O professor  deve limitar-se a eliminar os obstáculos. Primeiro, Emílio aprenderá a ler, a escrever, a contar, porque compreende que isso é cômodo e útil. Também, a seguir, a educação positiva consistirá em orientá-lo para observar, para refletir. Quanto à educação do caráter, Rousseau defende o princípio das consequências naturais; o menino se corrige de sua obstinação, dos caprichos, de suas leviandades, porque deverá sofrer as consequências.  Somente aos quinze anos Emílio conhecerá a vida social, moral, religiosa e a cultura sistemática. 
                      As teorias de Rousseau são expostas em Emílio não em tom catedrático, mas com a aprazível narração de um romance; elas contém princípios já afirmados por outros pedagogos ingleses e franceses, mas o autor conduz tais princípios às extremas consequências, aplicando-os integralmente no seu sistema educativo. Rousseau sabe muito bem que não se pode, na prática, seguir à letra seu ideal de educação; nem todos os meninos são felizes como Emílio, que é criado entre as belezas da natureza, por um mestre genial, que se dedica completamente à sua educação. Aquilo que Rousseau deseja compreendido e reconhecido são a verdade e a bondade de seu sistema. Neste sentido, realmente, a obra foi compreendida e lida com admiração, mesmo por quem não se interessava diretamente por crianças. Depois de então, todas as teorias pedagógicas aprenderam a levar em consideração a natureza  da criança, a respeitar-lhe e secundar-lhe a personalidade. Emílio tornou-se uma das obras pedagógicas fundamentais. 
              Tratando da educação religiosa, Rousseau expusera suas convicções na famosa "Profissão de Fé do  Vigário de Saboia", que provocou uma onda de lástima e indignação. Emílio deve aprender que existe Deus, a alma e a lei moral. Seu preceptor ensina-lhe que a orientação mais certa, quanto à virtude e à verdade, é a voz da consciência, que nos indica os nossos deveres. Mas o filósofo acrescenta que todas as religiões se equivalem e, portanto, são inúteis, porque a única verdadeira religião é a religião natural; a voz interior, que fala de Deus, diretamente, à alma do homem. Estas assertivas parecem, desde logo, como verdadeiras e próprias heresias. O autor publicara-as abertamente e foram consideradas um desafio às autoridades religiosas. O livro foi queimado publicamente em Paris, e em Genebra; o escritor sofreu condenações  e perseguições; para fugir a estas, precisou procurar refúgio de um ponto a outro da Suíça e da França e, felizmente encontrou asilo na Inglaterra. Felizmente a Inquisição já não tinha mais a força de outrora. Em outros tempos teria sido sumariamente queimado vivo. 
                 Mas as desventuras e o recrudescer de sua mania de perseguição tornaram-no sempre mais desconfiado e irritadiço, de maneira que rompeu também com as amizades inglesas e, ao voltar à França, passou a morar outra vez em Paris. Finalmente, em 1778, o Marquês de Girardin ofereceu-lhe hospitalidade em suas terras de Ermenonvile, ao norte de Paris. Ali morreu Rousseau e foi enterrado no parque do castelo.  
                       Rousseau foi um precursor em todos os campos da Revolução, à qual dedicou sua obra de escritor. Como romancista, abriu caminho ao romantismo, despejando em seus livros o fogo dos mais apaixonados sentimentos. 
                         Como pedagogo, lançou as bases da moderna ciência da educação, que estabelece como centro do problema pedagógico a criança, com sua natureza e seus interesses. 
                 Na política, é considerado como um dos homens que mais contribuíram para preparar a Revolução Francesa. Entretanto, as ideias políticas do escritor, consubstanciadas especialmente no "Contrato Social", mais do que uma revolução demonstram que ele desejava reformas. A natureza de Rousseau, na verdade, era contrária a toda e qualquer sublevação  violenta e sangrenta, pois até chegara a respeitar a santidade da lei. 
                    Rousseau revelou a si mesmo, nas "Confissões". Ele começou  a escrever, a pedido de um editor, a narração de sua vida e nesta obra, com uma sinceridade impiedosa, descreve-nos todas as suas faltas e todos os seus defeitos. Não receia aparecer-nos qual é: inquieto, sonhador, instável na vida e na fé religiosa, atormentado por saúde precária e perturbações de caráter que chegaram até a manias. Tal a sua sinceridade. Mas as incoerências e os defeitos do homem não diminuem em nada, porém, a grandeza do penamento do filósofo e da obra do escritor. 
                     Seu maior mérito consiste em haver sempre preconizado o "retorno à natureza", contra uma sociedade artificiosa e corrupta, e ter sempre sustentado a nobreza da natureza humana. 

                                                      OBSERVAÇÕES FINAIS
                         O homem moderno continua perdido no seu tempo e preso ás paixões religiosas e políticas que tanto o escraviza. A liberdade, sempre almejada e nunca alcançada, a cada dia, fica mais distante. 
                         Apesar dos exemplos trazidos pela Revolução Francesa, continua utilizando a lei para impor a vontade de alguns poderosos e espoliar os menos favorecidos. A democracia tornou-se instrumento para garantir esse poder com continuidade vitalícia.
Desde criança, Rousseau revelou um temperamento resoluto e uma natureza indomável, que o tornaram sempre mais independente, também porque, desde menino, foi frequentemente entregue a si mesmo. 
Com apenas 12 anos, foi trabalhar em Genebra, junto a um gravador; mas, depois de desenvolver esta atividade, enquanto retornava à sua cidade, ao entardecer de um dia festivo, encontrou as portas fechadas. Sem meta fixa, afastou-se dali definitivamente. 
Depois de seus famosos discursos, entre os quais aquele "Sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens", para por em prática as ideias que defendia, Rousseau abandonou os trajes bordados, a peruca e a espada, que eram os ornamentos da nobreza, para envergar os trajes das pessoas de modesta condição social. 

Rousseau transcorreu um período realmente feliz, na mansão "L'Ermitage", que surgia em um local encantador, rico de prados e de bosques, onde ele pôde escrever suas melhores obras; realmente, vivendo sempre em contato com a natureza, nesta encontrou os elementos necessários para traçar o personagem protagonista de seu mais famoso livro: Emílio. 
Emílio ou Da Educação, é a obra mais famosa de Jean Jacques Rousseau. É um romance pedagógico, em que o autor  fixa os princípios da educação natural segundo os quais deve ser criada a criança.  
Em 1762, o governo francês manifestou-se decididamente contrário aos escritos de Rousseau e vetou, especialmente, a publicação de Emílio, o romance pedagógico em que o autor expõe suas próprias ideias sobre a educação natural da criança, revelando-se, de tal forma, um precursor daqueles ideais que levaram o povo francês à Revolução.  
Nas "Confissões", Rousseau revela que, ainda criança, muitas vezes passava noites inteiras lendo em companhia de seu pai, e ambos se comoviam até derramar lágrimas, perdendo a noção do tempo.  
A Nova Heloísa. 
A protagonista feminina do romance, Júlia, que para não contrariar o pai, renunciou ao amor de seu preceptor e casou-se com um fidalgo, dedicando toda sua vida à família. Apesar de não corresponder ao amor de seu marido, Júlia, na tranquilidade doméstica, encontra a serenidade e o sossego. 


Nicéas Romeo Zanchett 
.
Conheça a obra literária do Romeo > http://livrosdoromeo.blogspot.com.br









                      
                         
                         


Um comentário: